Páginas

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Quatro gênios no Palácio Anchieta "Mestres Espanhóis" reúne Goya, Picasso, Miró e Dalí

Que tal um passeio com seus filhos neste fim de semana, na companhia de grandes artista?
Salvador Dalí, Francisco de Goya, Pablo Picasso e Juan Miró
Salvador Dalí, Francisco de Goya, Pablo Picasso e Juan Miró reunidos na exposição "Mestres Espanhóis", que fica em cartaz no Palácio Anchieta até 2 de outubro 


Uma exposição inédita no Brasil celebrando os 460 anos do Palácio Anchieta traz a genialidade de quatro gigantes das artes plásticas mundiais. A partir de hoje, o público confere, na sede do governo do Estado, a mostra "Mestres Espanhóis", com gravuras originais de Francisco Goya, Joan Miró, Salvador Dalí e Pablo Picasso.

A exposição reúne 101 desenhos, todos do acervo do instituto italiano Collezioni D'arte Camú. Entre os trabalhos, esboços de grandes obras, projetos para peças teatrais e ilustrações para obras literárias. O acervo impressiona: são 40 obras de Picasso, 20 litogravuras (impressão em pedra) e um frontispício (primeira página de um livro após a página com o título) de Miró, 18 obras de um frontispício de Goya e 21 ilustrações de Dalí para uma edição de "Fausto", de Goethe.

À primeira vista, pode parecer, no mínimo, estranho, colocar lado a lado um pintor do século XVIII com três artistas do século XX. Mas o curador de "Mestres Espanhóis", Diego D'Ermoggine, diz que Goya não causa nenhum efeito estranho junto a Picasso, Dalí e Miró. "Goya é o primeiro no campo das artes a iniciar a exploração dos lugares escondidos da mente e da psiquê humana, algo que Dalí e os demais fariam 200 anos depois. Diria que ele é como se fosse o pai dos outros, nesse terreno. A série 'Provérbios', que estará na mostra, é bem tocante nesse sentido", exalta o especialista.


 

CuriosidadesNa série, uma das mais intrigantes feitas pelo pintor favorito da corte espanhola do final do século XVIII, são ilustrados provérbios e ditados populares, mas de maneira totalmente inédita. Os homens e mulheres das gravuras parecem sair de um cenário de sonho de Goya. O resultado são cenas, muitas vezes, sinistras e assustadoras. Ele os desenhou no final da vida, transtornado por seu problema de surdez.

A curadoria também teve que suar para destacar Picasso e Dalí. "É fácil cair na obviedade ao se montar uma exposição com esses dois. Preferimos envolver o público com trabalhos menos conhecidos deles no terreno gráfico, mas que encontram vários reflexos nas suas obras imortais", finaliza.


Traços marcantes dos artistas

Goya
Viveu de 1746 a 1828. Pintor da corte, retratou sua época com realismo.

Dalí
Com o pintor catalão (1904-1989), a escola surrealista ganhou espaço no mundo.

Miró
O catalão (1893-1983) deixou sua marca na simplicidade de linhas e pontos.

Picasso
Viveu de 1881 a 1973. O espanhol gênio do século XX fundou o Cubismo.



Confira

Mestres Espanhóis: gravuras originas de Goya, Miró, Dalí e Picasso. Onde: Palácio Anchieta, Cidade Alta, Vitória. 

Visitação: terça a sexta, das 10h às 18h. Sábado, domingo e feriado, das 12h às 18h. 
Temporada: até 2 de outubro. Informações: (27) 3315-7071. 
Quanto: gratuito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário